segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Estado crítico! é tanta poluição que a China exibe o nascer do Sol em painéis televisivos!

Em Pequim, a cidade amanhece sob uma densa fumaça de poluição, com grande risco à saúde da população
(Fonte da imagem:Reprodução/Daily Mail)

A realidade é suja e cinzenta, especialmente nas manhãs da capital chinesa. A poluição em Pequim tem atingido níveis perigosíssimos, com grande risco à saúde da população e escondendo o Sol atrás de densas camadas de fumaça.

A população adulta utiliza máscaras para proteger as vias respiratórias do ar altamente intoxicante que domina a cidade, enquanto crianças e idosos são aconselhados a ficar em casa nos dias em que a poluição está alta demais.

A situação é tão grave que o governo resolveu transmitir imagens do nascer do Sol em painéis televisivos espalhados na cidade. As telas utilizadas para exibir informações turísticas e comerciais agora apresentam também uma recriação digital do amanhecer escondido pela poluição do ar.


(Fonte da imagem:Reprodução/Daily Mail)

Durante o inverno chinês, a estagnação climática leva à permanência de grossas nuvens de fumaça sobre a cidade. Além disso, a queima de carvão e combustíveis é maior no período enquanto muitos chineses procuram se aquecer do frio, o que aumenta ainda mais a concentração de partículas tóxicas na atmosfera.
Intragável

A China tem pela frente uma crise séria a enfrentar. Por anos, a questão ambiental foi negligenciada em prol do desenvolvimento econômico e industrial, e agora o país se vê obrigado a regular a emissão de agentes poluentes no ar.

Um dos índices utilizados para medir a qualidade do ar verifica a quantidade de partículas inaláveis com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros por metro cúbico, o chamado PM 2,5. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera seguro um valor de 25 microgramas. Pequim, neste mês de janeiro, tem apresentado valor acima dos 600 microgramas.

O problema da poluição não atinge apenas a capital, e outras cidades chinesas têm apresentado números alarmantes pelo índice PM 2,5. Províncias ao norte, com forte atividade industrial tiveram registros acima de 1.000 microgramas, enquanto a costeira Xangai também ultrapassou as 600 micropartículas inaláveis por metro cúbico.

Para ter uma ideia do que é o visual de Pequim embaixo de tanta poluição, confira abaixo o vídeo com o registro de uma manhã na cidade.


Fonte: Daily Mail
via: http://www.tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário