terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Por cheia, prefeito decreta situação de emergência em Rio Branco

Cheia do Rio Acre já atingiu mais de 400 pessoas em Rio Branco. 
Prefeito e governador estão em Brasília e pedirão ajuda a ministro


O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, decretou nesta terça-feira (4) situação de emergência em função da cheia do Rio Acre que já atinge vários bairros da cidade. O nível do rio atingiu a marca de 14,72 metros, segundo medição feita às 9h pela Defesa Civil. A enchente já obrigou 103 famílias (403 pessoas) a deixarem suas casas e irem para o abrigo público no Parque de Exposições. A previsão é que as chuvas continuem.
saiba mais
'Todo ano é isso', diz moradora atingida pela cheia do Rio Acre

"Decretamos situação de emergência porque a cidade já reúne as condições necessárias, de acordo com as normas e procedimentos da Defesa Civil Nacional, em virtude da cota que o Rio Acre atingiu e ainda de termos mais de 100 famílias desabrigadas e 2 mil residências atingidas. Em virtude também das áreas que estão sofrendo processo de deslizamentos que ficam nas proximidades do Rio Acre e do igarapé São Francisco", explica o prefeito.

Os locais atingidos pela enchente e escorregamento de solo, de acordo com a prefeitura, são: bairros Base, Dom Giocondo, Vila Nova (Rua Zeli e Manelito), Estrada Antiga de Porto Acre, Favelinha (Placas), Embratel (São Francisco), 10 de Junho/Beco Amizade (Jardim Tropical), Oscar Passos, Preventório, Papouco, Baixa da Habitasa, Cadeia Velha, Taquari, Seis de Agosto, Airton Sena e Panorama (zona rural).


Com a assinatura do decreto, os agentes da defesa civil, em caso de risco iminente, estão autorizados "a adentrar nas casas a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação das mesmas; e usar da propriedade, inclusive particular, em circunstâncias que possam provocar danos ou prejuízos ou comprometer a segurança de pessoas, instalações, serviços e outros bens públicos ou particulares, assegurando-se ao proprietário indenização ulterior, se houver danos”.

Levantamento realizado pelo Departamento de Gestão da Informação da Prefeitura de Rio Branco aponta que mais de 2.189 edificações foram atingidas pela cheia, deixando a maioria das estruturas seriamente abaladas.

Encontro com ministro da Integração
De acordo com a prefeitura, nesta terça-feira (4), às 17h, o prefeito e o governador Tião Viana estarão em audiência com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira para apresentar o decreto de emergência e pedir recursos financeiros e materiais para Rio Branco, uma vez que a Prefeitura não tem mais condições de prestar adequadamente o atendimento às vítimas da alagação. Marcus Alexandre está em Brasília acompanhado do coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Ten. Cel. George Santos e a secretária de Planejamento, Janete santos

FONTE: G1 ACRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário